Alegre - ES

Localizada no sul do estado, é conhecida e admirada como cidade jardim, é rica em atrativos culturais, como Bate Flecha, Boi Pintadinho, Folia de Reis, Encontro de Seresteiros e o Famoso Festival de Música e Arte de Alegre. A cidade tem em sua história a presença da colonização espanhola, italiana e árabe.


Secretaria do Turismo:
(28) 3552-4411
Site:
http://www.alegre.es.gov.br

Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Construída na época áurea da produção de café, fazia parte da Estrada de Ferro Leopoldina. Na década de noventa passou por adaptações em seu espaço interior, especialmente a parte elétrica e hidráulica, para que pudesse abrigar a Biblioteca Municipal. Atualmente abriga o Instituto Histórico e Geográfico de Alegre, a Escola de Música Sain't Clair Pinheiro e a Casa da Cultura.

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Possui 24,7 hectares, dos quais três estão abertos à visitação - onde localiza-se a Cachoeira que dá nome ao parque: a Cachoeira da Fumaça, com uma queda de aproximadamente 140 metros, sendo um dos principais atrativos naturais da cidade. O parque foi reestruturado recentemente, ganhando um posto de fiscalização, auditório, instalações sanitárias e estacionamento.

Pico do Pombal

Distrito de Rive. Possui uma via grampeada para rapel e escalada com 70 metros de altura. Ótima opção para prática de trecking.

Prefeitura Municipal

O prédio da prefeitura foi construído em 1934. É cercado por um grande jardim, o primeiro a ser projetado na cidade, que mais tarde viria a ser denominada "cidade jardim", devido a grande presença de praças. Ao todo são onze, mas sem dúvida a da Prefeitura é a mais imponente.

Solar Miguel Simão

Construído pelo libanês Miguel Simão, foi inaugurado em 1927, com o propósito de servir como casa comercial de café. O prédio é em estilo art-noveau, as pinturas presentes nos tetos e paredes são reproduzidas geometricamente no paquet e no piso.

Túnel dos Ingleses de Cima

O túnel fazia parte da antiga Leopolidina Dailway. Foi construído com pedras sobrepostas e inaugurado em 1915. Possui 180 metros de extensão e 6 metros de altura.

Mais cidades de ES