Marataízes - ES

Ao todo, são 25 km de praias, muitas ainda desertas. Com águas mornas e sol sempre presente, o lugar vem se tornando um dos maiores balneários do sul do estado. Quem vai a Marataízes não pode deixar de experimentar as comidas típicas do local: Moqueca Capixaba, Torta Capixaba, Peroá Frita, Moqueca de Sururu, Goiamum, Siri, Caranguejo, além do Churrasquinho de Peixe e Camarão.


Secretaria do Turismo:
- não informado -
Site:
http://www.marataizes.es.gov.br

Pontos Turísticos

Artesanato

Além de levar as belezas naturais da cidade na lembrança, o turista pode levar um pedacinho da terra em peças de artesanato, confeccionadas em conchas, escamas de peixe, sementes, cerâmica, cipó, taboa, coco, palhas entre outros elementos que identificam os principais traços de sua cultura.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Construção imponente em um altiplano na foz do rio Itapemirim, edificada em 1771, na Barra de Itapemirim, a igreja Nossa Senhora dos Navegantes é uma das mais antigas da região. Seus altares neogóticos são de rara beleza.

Ilhas

Marataízes possui três ilhas, cada uma delas com seu próprio encanto. Ilha Taputera, separada da praia por um espigão de pedra que separa o rio Itapemirim do mar, a Ilha dos Ovos, conhecida como Ilha Branca ou Ilha das Gaivotas e a Ilha das Andorinhas.

Lagoa Caculucagem

Proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas aos visitantes, devido a sua localização, às margens da Rodovia do Sol.

Lagoa do Sirí

A Lagoa do Sirí é a mais visitada do município e fica a apenas 9km da sede. Possui excelente estrutura de bares e restaurantes, além de área diversificada de lazer. Em temporada de férias é palco de grandes atrações artísticas.

Mangues

São três os mangues de Marataízes: Mangue do Pontal da Barra, Mangue da Lagoa do Siri e Mangue da Lagoa do Mangue. Um dos mais belos espetáculos da natureza, no município, é a revoada das garças, que fazem do mangue seu berçário natural. A revoada acontece no final da tarde e ao amanhecer, quando as garças adentram ou retornam do rio Itapemirim.

Palácio das Águias

O Palácio das Águias, construção imponente, atualmente sendo recuperado, é um dos mais belos exemplares da arquitetura eclética capixaba. Construído na primeira metade do século XIX, em estilo colonial português, tinha como curiosidade um telefone interno, dois leões em mármore e duas águias no alto.

Porto da Barra

A foz do rio Itapemirim, localizada na Barra, foi o principal porto fluvial para escoamento agrícola do Espírito Santo até o início do século XX. Em seu entorno estão as mais importantes construções históricas da região. Em 1872, com enorme fluxo de produtos, especialmente o café, iniciava-se a navegação a vapor.

Praia Bacia das Turcas

Praia de pequena extensão, com piscinas naturais cercadas por pedras.

Praia Central

Sem dúvida, a mais freqüentada praia de Marataízes. É o cartão-postal principal do balneário. Local onde são realizadas as maiores atrações artísticas e culturais do município.

Praia da Areia Preta

Suas areias monazíticas têm efeitos medicinais. A grande quantidade de recifes forma piscinas naturais, ideais para crianças. Ondas fracas o ano inteiro. Farta opção de bares e quiosques.

Praia da Barra

A Praia da Barra é ideal para banho e prática de esportes em variadas modalidades, especialmente surf e jogos de areia (futevôlei, vôlei de areia, peteca, frescobol). Sua avenida principal é dotada de boa estrutura de bares e quiosques.

Praia da Cidade Nova

Seus 2km de extensão exibem a mais larga faixa de areia do município, com grande parte coberta por vegetações nativas e preservadas. O mar tem águas claras e ondas fracas ou fortes, dependendo da maré. Os botos são uma atração à parte em várias épocas do ano, especialmente de março a maio.

Praia da Colônia

Ideal para a prática de surfe, por possuir ondas médias a grandes, dependendo da maré.

Praia da Cruz

Suas águas são claras com ondas calmas e as areias finas e alvas, uma praia ideal para crianças. O nome se dá devido a uma cruz fincada no alto de uma pedra na ponta Norte, onde, de acordo com a história popular, teria falecido um Padre chamado Simão. É berçário natural de tartarugas da espécie Verde.

Praia das Arraias

Compreende parte da Praia da Cidade Nova, nas proximidades de abrasões rochosas que dividem o espaço com a Praia da Cruz..

Praia das Falésias

Impressiona pela beleza das falésias que chegam a atingir até quarenta metros de altura, com mirantes naturais. Paisagem deslumbrante, com praias desertas e vegetação nativa preservada.

Praia das Pitas

Localizada mais ao sul do balneário, com vegetação nativa preservada e paisagem paradisíaca, pouco freqüentada. As pitas são comuns na região.

Praia de Boa Vista

Localizada ao sul do município, na localidade de Boa Vista do Sul. É pouco explorada pelos turistas apesar das excelentes condições que apresenta para banho.

Praia de Morobá

A Praia de Morobá faz divisa com a Praia de Marobá, que pertence ao município de Presidente Kennedy. Praia paradisíaca, ideal para quem procura tranqüilidade.

Praia do Iate

Conhecida antigamente como ?Praia da Boa Morte?, não oferece nenhum perigo aos banhistas. Sua avenida é arborizada com coqueiros e grande parte da vegetação nativa conservada. Posui formações rochosas que formam grandes piscinas.

Praia do Pontal

Localizada no extremo norte do município. É de mar aberto, onde deságua o rio Itapemirim. A população local é formada por uma colônia de pescadores.

Praia do Sirí

A praia é separada da tradicional Lagoa do Sirí por uma pequena extensão de areia. Banhistas que freqüentam a região optam pelos banhos de mar e de lagoa. Possui estrutura com restaurantes e bares.

Praia dos Cações

Localizada a menos de dez minutos do centro da cidade, com paisagem deslumbrante e formações rochosas no mar que atraem os turistas. Uma fonte de água natural atrai a atenção dos visitantes.

Praia dos Namorados

Localizada na lateral direita do Espigão, na Barra, com vegetação nativa preservada. É normalmente deserta, ideal para pesca e mergulho.

Praia Nova Marataízes

É uma extensão da Praia Central, entre o Xodó e a Lagoa Funda, com águas calmas e extensa faixa de areia.

Trapiche

As ruínas do antigo Trapiche, edificado no início do século XIX, guardam traços arquitetônicos que remontam à memória do município. Prédio de dois pavimentos, teve uma construção primorosa à base de materiais importados. Sua história se confunde com a da localidade, representando além de um referencial da indústria pesqueira do município.

Mais cidades de ES