Ibitinga - SP

Os recursos naturais são abundantes tem área de rara beleza, sendo banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João, Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial.


Secretaria do Turismo:
- não informado -
Site:
http://www.ibitinga.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Bordados

A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Ibitinga nos últimos anos. Hoje, a tecnologia aprimorou as máquinas e os produtos utilizados na fabricação das confecções bordadas, mas o grande ?segredo do sucesso? é a mão-de-obra, com acabamentos e processos artesanais, que se especializa a cada dia.

Matriz do Senhor Bom Jesus

Localizada no centro da cidade, encontra-se na Igreja Matriz a obra "Via Sacra" do artista plástico Duilio Galli.

Museu Duilio Galli

No Museu Duilio Galli há cerca de 130 obras: pinturas a óleo, gravuras, desenhos, serigrafias, esculturas acadêmicas, impressionistas, primitivas, etc. (artistas de renome: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpe, Vinicius Pradella, Aldemir Martins , entre outros).

Pantaninho

Ibitinga possui uma grande área de proteção ambiental (APA), onde está localizado uma singularidade ecológica, o Pantaninho, um mini pantanal no centro geográfico do Estado de São Paulo.

Praças

As praças de Ibitinga fazem parte das atrações turísticas da cidade uma vez que são patrimônios históricos. A praça Rui Barbosa, localizada no centro da cidade em frente a Igreja Matriz, com construções de início, é tombada pelo CONDEPHAAT.

Represa da Usina de Ibitinga da CESP

Faz divisa com os municípios de Itaju e Iacanga, dista da sede 07 a 20km. Vias de acesso: diversas estradas municipais, SP 304 e SP 321. Propício a banhos, natação; esportes náuticos: lanchas e votes. Possibilidade de pesca: peixes pequenos, corimbatá e corvina. Localizada em área pública arborizada, com acesso ao público.

Rio Jacaré Guaçú

Atravessa o município, dista da sede 6km. Regular os meios de acesso, pela SP 304 estradas municipais. Propício a esportes náuticos, lanchas, botes e esquis. Possibilita a pesca de peixes pequenos. Localizado em área pública arborizada com acesso ao público. Não é explorado turisticamente.

Rio Jacaré Pepira

Divisa com o município de Itaju. Dista 15 km da sede. As vias de acesso são as estradas municipais e a SP 304 . É propício a esportes náuticos como botes, lanchas e esqui. Possibilidades de pesca, em área pública arborizada.

Rio Ribeirão dos Porcos

Faz divisa com o município de Borborema, dista da sede 22 km. Propício a esportes náuticos como: botes, lanchas e esqui. Possibilita a pesca de peixes pequenos como o dourado. Área pública com acesso ao público. Acesso fácil, não explorado turisticamente.

Mais cidades de SP