Indaiatuba - SP

Indaiatuba é uma cidade pequena e tranqüila. Devido a sua localização próxima a capital, vem atraindo indústrias, principalmente a mecânico-metalúrgica. Em 1996, Indaiatuba recebeu da EMBRATUR o selo de cidade com potencial turístico, sobre tudo o turismo de negócios.


Secretaria do Turismo:
(19) 3834-9360
Site:
http://www.indaiatuba.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Bosque do Saber

A Escola Ambiental Bosque do Saber é um centro multidisciplinar, com área verde para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisa referentes ao estudo do meio-ambiente, na qual são desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o tema, além de oficinas de artes, música, entre outras, todas aplicadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Casarão Pau Preto

Abriga a memória histórica de Indaiatuba. Com construção no início do século 19, em sua estrutura foram utilizadas pedras e paredes de pau-a-pique, sendo referência arquitetônica histórica e cultural. Atualmente o espaço pertence a Fundação Pró-Memória e tem em seu interior um museu.

Helvétia

Helvétia é uma Colônia fundada por imigrantes suíços em 14 de abril de 1888, sendo uma das maiores concentrações de descendentes em Indaiatuba. Em Helvétia residem 324 descendentes, em pequenas propriedades, grande parte delas "chácaras de fim de semana".

Igreja Matriz

A primitiva capela já existente em seu interior ficou exatamente no corpo na nave principal, sendo então demolida em 1838, pois era de pau-a-pique. A conclusão foi em 1863. Ainda no século 19, sua fachada foi alterada, acrescentando as torres atuais e portanto, modificando o estilo de suas linhas arquitetônicas.

Mosteiro de Itaici

Localizado no bairro de Itaici, sendo também conhecido como Vila Kostka, o Mosteiro é utilizado como local de retiro espiritual e sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), partindo dela a maior parte das decisões da Igreja Católica no Brasil, exercendo, portanto, importância imprescindível para o município.

Museu Ferroviário

Centro Cultural Estação Indaiatuba, além de abrigar a locomotiva número 1, que pertenceu à antiga Estrada de Ferro Ituana, também é sede do Museu Ferroviário, que reúne peças do acervo histórico da ferrovia paulista. O acervo conta com relógios de ponto e de parede, máquinas de somar e de escrever, sinalizador e parte da mobília da época, como bancos, galões e um cofre.

Parque Ecológico

Projetado pelo urbanista Ruy Otake, o Parque Ecológico é o eixo da nossa cidade, e hoje agrega equipamentos culturais e esportivos, integrando cidade e cidadãos.

Mais cidades de SP