Porto Feliz - SP

Porto Ferreira é uma cidade pequena que vive da cana-de-açúcar e da aguardente. É o terceiro maior produtor do Estado de uva niágara e um dos maiores centros de treinamento de eqüinos da América Latina.


Secretaria do Turismo:
(15) 3262-3026
Site:
http://www.portofeliz.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Casa de Cultura

A Casa de Cultura Dona Narcisa Stettener Pires encontra-se instalada num típico exemplo da arquitetura urbana de Porto Feliz do inicio do século XIX, construído originalmente em taipa de pilão e pau-a-pique.

Estação das Artes

Construída em 1919, destinou-se, durante cerca de 40 anos, ao armazenamento tanto das cargas que chegavam a Porto Feliz como das que saiam.

Igreja Matriz

Seu prédio, em estilo barroco, foi construído em taipa. As paredes do altar-mor são recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno De Giusti.<br /> As pinturas retratam as principais passagens da história de Porto Feliz.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Idêntica à existente em Lourdes, na França, foi escavada na rocha e recebeu a contribuição do povo portofelicense, que ofereceu donativos para sua construção. Foi inaugurada solenemente em 1924.

Monumento das Monções

O Museu das Monções foi construído nas proximidades do rio Tietê, de onde partiam e chegavam as famosas expedições monçoeiras. Para dar acesso ao Parque das Monções e ao monumento foi construída uma majestosa escada ligando a antiga Rua do Porto às margens do Tietê.

Museu Histórico e Pedagógico das Monções

O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade. O prédio tem, aproximadamente, 160 anos. Em 1846, o casarão teve seu dia de glória. Em 22 de março, tornou-se ?Casa Real?, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II.

Paredão Salitroso

Ainda hoje, esse precioso documento natureza, é objeto de estudos, por ser sua origem imprecisa. Alguns estudiosos, afirmam que esse local abriga provas que essa região esteve submersa há milhões de anos. É constituído principalmente de rocha salitrosa, calcário e arenito, e apresenta camadas sedimentares intrusivas, que só apareceram à superfície depois de removidos os materiais sedimentares que o recobriam.

Parque das Monções

Localizado as margens do Tietê, é um dos locais mais frequentados pelos moradores e pelos turistas. Inaugurado em 1920, foi instalado no exato local de onde saiam os batelões rumo às minas de ouro do Mato Grosso. Tornou-se o Museu Natural das Monções, onde se pode obserbar um batelão, e o paredão salitroso.

Mais cidades de SP