São Luíz do Paraitinga - SP

São Luíz do Paraitinga é a cidade paulista que melhor conservou o patrimônio arquitetônico, suas tradições, festas populares, enfim toda a cultura do passado. A cidade tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo. São quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico.


Secretaria do Turismo:
(12) 3671-2080
Site:
http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Cachoeira Grande

A cachoeira grande está localizada no município de Lagoinha a 18 km de São Luís, apresenta uma bela queda de 40 metros de altura formando um lago natural de 60 metros de diâmetro. Ideal para a prática do cascading e tiroleza.

Chafariz Largo do Teatro

Um Chafariz, com monumento em homenagem ao Teatro, localizado em frente à Igreja do Rosário. Projeto Resgate de Memória.

Conjunto Arquitetônico

A cidade tem o maior números de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo. São quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico.

Igreja Matriz

Dedicada a São Luiz de Tolosa, construída no século XIX, demonstra uma grande importância na vida religiosa da cidade. Possui vários altares em mármore carrara.

Mercado Municipal

Construído no final do século XIX, possui forma de um quadrilátero todo em arcadas, tendo a parte central descoberta, sendo contornado por um corredor. Espaço que se destina a venda e troca de mercadorias, tendo também em seu interior alguns botequins que servem o tradicional "afogado" prato típico da cidade.

Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque tem por finalidade preservar áreas remanescentes da Mata Atlântica que, na época do descobrimento do Brasil, chegou a cobrir superior a 1.000.000Km². Apresenta clima tropical temperado, rico em recursos hídricos e várias trilhas. O Parque possui flora exuberante, denominada Floresta Ombrófila Densa Montana, e sua vegetação é caracterizada em forma de mosaico.

Praça Dr. Oswaldo Cruz

O centro histórico de São Luiz do Paraitinga, a Praça Dr. Oswaldo Cruz é o coração da cidade. Sala de visitas e ponto de partida para um passeio pelo histórico núcleo urbano.

Rio Paraibuna

O Rio Paraibuna é considerado ideal para a prática do rafting. O esporte é desenvolvido dentro de uma escala que varia de 01 a 06, é considerado de nível 02 e 03 e em alguns trechos de nível 04, considerado mais radical.

Mais cidades de SP