São Roque - SP

Com um ótimo clima serrano, paisagens belíssimas e povo hospitaleiro, São Roque dispõe de uma excelente infra estrutura hoteleira, bons restaurantes, um amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região. A apenas 60 Km de São Paulo e servido por duas grandes Rodovias - Raposo Tavares e Castello Branco - São Roque oferece aos visitantes opções de lazer com ar puro e muita tranqüilidade.


Secretaria do Turismo:
(11) 4784-8582
Site:
http://www.saoroque.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Antiga Estação Ferroviária

Restaurada há pouco tempo, a Antiga Estação Ferroviária é sede da Guarda Municipal da Cidade de São Roque. Em modelo antigo é de grande beleza.

Casa Grande e Capela Santo Antônio

Construída em 1681 pelo Bandeirante Fernão Paes de Barros, são edificações que remontam o mais antigo passado colonial do sul do país. Tombadas pelo SPHAN ? Serviço de Patrimônio Histórico Artístico Nacional, em 1947. Já pertenceram ao Barão de Piratininga e ao escritor Mário de Andrade que foi quem doou o Patrimônio à Cidade.

Centro Cultural Brasital

Construída em 1890 pelo Comendador Enrico Dell´Acqua, foi uma das primeiras indústrias têxteis do estado de São Paulo. Atualmente abriga o Centro Cultural da Cidade de São Roque. São 10.000m de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde onde tem uma trilha ecológica de 1.100m recortada pelo ribeirão Aracaí com cachoeira.

Igreja da Matriz de São Roque

Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em estilo mosaico. É a maior Igreja dedicada à São Roque no Brasil, santo de origem francesa muito divulgado na Europa por ter realizado milagres em sua peregrinação de Montpellier à Roma.

Igreja São Benedito

Construída por escravos em 1855, apresenta um estilo tosco típico da época à base de taipa de pilão.

Morro do Cruzeiro

Elevação rochosa próxima ao centro. Visitado por peregrinos e turistas. No pico do Morro encontra-se uma cruz e a imagem de São Roque, o Santo Padroeiro do município.

Morro do Saboó

Ponto mais elevado da cidade, aproximadamente 1.000mts de altitude, alcançada através de trilha com caminhada de nível médio, com vista privilegiada de toda região do seu topo, podendo em dias claros visualizar a cidade de Sorocaba que está à 40km de São Roque.

Praça da República

Local onde acontece aos sábados e domingos a Feira de Arte, que consiste na exposição de artesanatos, pinturas, esculturas e vinhos, além de apresentações de bandas no coreto.

Recanto da Cascata

Contém um lindo jardim natural de flores, além de bela cascata formada pelas águas do ribeirão Carambeí. Local propício para passeios, caminhadas e realização de eventos, dentre os quais, o mais importante a Expofloral.

Roteiro do Vinho

São Roque mantém a tradição de ?Terra do Vinho? desde a vinda dos imigrantes italianos e portugueses no final do século XIX. Inúmeras vinícolas estão próximas à Zona urbana, dentre as quais várias possuem estrutura com restaurante. Em algumas adegas é possível o acesso à produção (tonéis, engarrafamento, degustação, acervo de máquinas antigas na produção do vinho).

Ski Mountain Park

A 1000m de altitude encontra-se o maior centro de lazer de montanha do Brasil. São 320.000m² de natureza e ar puro para toda a família. O Parque conta com Pista de Esqui, Teleférico, Tobogã, Playground, Mountain Bike, Churrascaria, Casa de Chá, Taverna, Vinhateria, Lanchonete entre outras. No local existe a possibilidade de realização de eventos, confraternizações e chás beneficentes.

Mais cidades de SP