Tangará da Serra - MT

Situada na Região Sudoeste do Estado conhecida como Médio Norte estando a 240 Km da capital de Cuiabá. A localização de Tangará da Serra é entre as serras de Tapirapuã e dos Parecis, que por sua vez delimitam dois ecossistemas importantes no território brasileiro: o Pantanal (Sul) e o Chapadão dos Parecis. Quanto à vegetação, Tangará da Serra dispõe de matas densas nas encostas e no alto da Serra de Tapirapuã, e cerrado no alto da Serra dos Parecis.


Secretaria do Turismo:
(65) 3326-1121
Site:
http://www.tangaradaserra.mt.gov.br

Pontos Turísticos

Cachoeira Cortina da Onça

Possui um lago formado por várias nascentes da região que deságua na Serra dos Parecís, formando duas cachoeiras de 90 metros de altura e cerca de 9 metros de largura. Embaixo da queda tem uma gruta de 400 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade. Conta, moradores da região, que de vez em quando uma onça vem dormir na gruta e beber água nessa cachoeira. Excelente para o turismo contemplativo e turismo de aventura.

Cachoeira da Biquinha e Baneário

Cachoeira formada pelo córrego estaca e piscina de água corrente, alimentada pôr uma mina de água potável. Possui infra-estrutura com estacionamento, payground, churrasqueiras etc.

Cachoeira do Formoso

O vale é circundado por trilhas que passam por uma vegetação típica do cerrado onde se podem observar araras azuis, araras vermelhas, bromélias, macacos pregos, tucanos, um lago propicia para a prática de flutuação, banhos de cachoeira onde se forma uma piscina natural e a prática de cascading para os mais aventureiros.

Cachoeira e Mirante Mina Azul

Cachoeira formada pelo rio que nasce 2 km antes de cair na serra. Mirante na Serra Tapirapuã, com vista de todo vale, podendo avistar a Usina Itamarati e a cidade de Nova Olímpia.

Cachoeira Salto das Nuvens

Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba, com praia logo após a queda. Localizada na Fazenda Cachoeira. O acesso é pela Estrada MT 358, sentido Tangará/Campo Novo, após a entrada para a Calcário Tangará, segue 2 Km, portal de entrada todo em madeira rústica.

Gruta dos Morcegos

A gruta dos morcegos situa-se nos paredões da Serra dos Parecís, tendo em sua volta dezenas de outras grutas menores, com lagos tão belos que impressionam pela sua beleza e cores que são formadas por algas e musgos.

Salto Maciel

Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba com seqüência de corredeiras entre rochas. Localizada à 37km do centro da cidade.

Serra dos Parecís

É o divisor de águas da bacia amazônica e bacia do Prata. A altitude média é de 423 metros acima do nível do mar.

Mais cidades de MT