Morretes - PR

Cidade histórica encravada aos pés da Serra do Mar, com uma beleza deslumbrante, onde abriga as diversas atividades turísticas e desportiva. Trilhas e caminhos coloniais em meio a mata com seus recantos repletos de cascatas, com uma forte potencialidade de atrair adeptos do montanhismo e amantes da natureza em geral. Por outro lado, a beleza do casario colonial de Morretes, relativamente bem preservado, ao lado dos monumentos históricos e religiosos, atraem uma outra parcela de turistas em busca do pitoresco e da diferença cultural.


Secretaria do Turismo:
(41) 3462-1024
Site:
http://www.morretes.pr.gov.br

Pontos Turísticos

Centro Histórico

Descrever o centro histórico de Morretes é retratar o passado, suas histórias e seus costumes. Um belíssimo casario enfeita as ruas da cidade, onde até Imperador D. Pedro II já pernoitou.

Estrada da Graciosa

Local onde foram traçados os primeiros caminhos primitivos do primeiro planalto: <br /> O Arraial, Itupava e Graciosa. Atualmente, a Estrada da Graciosa, que começa a 37km de Curitiba, oferece uma ampla infra-estrutura com parques, churrasqueiras, quiosques e rios.

Estrada de Ferro

Engenhosa obra arquitetônica, a Estrada de Ferro foi construída em 1890 e é hoje, uma das mais antigas estradas de ferro em funcionamento no país.

Parque Marumbi

A beleza natural do local faz do Marumbi um dos principais atrativos turísticos do Paraná, além de estimular a prática de esportes de aventura como o montanhismo técnico e caminhadas. O parque possui vários ecossistemas da Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), caracterizadas por Submontana, Montana e Alto Montana, bem como Vegetação Rupestre e Campos de Altitude.

Pico Marumbi

Também conhecido como Olimpo, se destaca em altura, na cadeia de montanhas denominada Conjunto Marumbi. Com 1.547 m, é o ponto preferido para a prática do montanhismo, por proporcionar escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades.

Rio Nhundiaquara

Uma das mais belas e típicas paisagens morreteanas é a do rio cortando a cidade formando um conjunto com as árvores e edificações existentes em suas margens. É navegável em aproximadamente 12 Km, e permite a prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescarias. Como atrações destacam-se a Ponte Velha sobre o rio no centro da cidade, considerada uma obra de arte com postais rebuscados, inaugurada em 1912 e recuperada em 1975 pelo DER.

Salto da Fortuna

Uma cachoeira de 50 metros com uma belíssima piscina natural em sua base. No caminho, ainda há a possibilidade de se conhecer um genuíno alambique de cachaça, uma capela histórica e o primeiro caminho colonial, que ligava o litoral ao planalto.<br /> <br />

Salto do Redondo

O Salto do Redondo, com aproximadamente 30 metros de queda livre e 20 metros de largura, proporciona um espetáculo maravilhoso, que pode ser avistado ao longe, durante a viagem de trem ou litorina.

Salto dos Macacos

O Salto dos Macacos é uma exuberante cachoeira com aproximadamente 70 metros de altura formada pelo Rio dos Macacos e situa-se na região de preservação da Serra do Mar.

Mais cidades de PR