Olinda - PE

Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do país. Dona do maior carnaval do mundo, as ladeiras de Olinda enchem-se de fantasias e cores durante os quatro dias de folia. A brincadeira é acompanhar as troças carnavalescas, clubes de frevo, maracatus, afoxés, bonecos gigantes e qualquer outro batuque que por ali passar. Considerada como o verdadeiro celeiro das artes do Nordeste, não só da arte expressa em suas ricas manifestações folclóricas e culturais, mas também de poetas e artistas plásticos de várias tendências.


Secretaria do Turismo:
(81) 3439-1988
Site:
http://www.olinda.pe.gov.br

Pontos Turísticos

Farol de Olinda

O farol original foi montado sobre o Fortim Montenegro, visível a 12 milhas. O farol atual foi construído no alto do morro denominado Morro de Serapião, localizado no bairro do Amaro Branco e inaugurado em 7 de setembro de 1941.

Forte de São Francisco (Fortim do Queijo)

Historiadores afirmam que o Fortim do Queijo é o mais antigo da cidade e teria sido construído por Cristóvão Álvares, por volta da década de 20, do século XVII. O forte passou por uma fase de pré-ruína e durante a administração do prefeito Aredo Sodré da Mota (1973-1977) passou por uma restauração que lhe confere as atuais feições. Atualmente encontra-se sob a responsabilidade do Ministério do Exército.

Igreja do Carmo

A fachada da Igreja é em estilo colonial renascentista, com colunas, portas e janelas trabalhadas. Nos corredores laterais do templo encontram-se vários altares com grandes quadros a óleo sobre madeira com imponentes molduras. A construção da Igreja foi provavelmente no período de 1580 à 1620.

Mata do Passarinho

A Mata de Passarinho é o último resquício de Mata Atlântica do município de Olinda. Constantemente pressionada pela população do seu entorno, a mata é bastante utilizada pela população como área de lazer e de recursos naturais disponíveis.

Mirante da Ribeira

Do mirante, pode-se avistar, ao sul, a Praia de Ponta D'el Chifre e trecho do Rio Beberibe. Em segundo plano, vê-se a cidade e o Porto do Recife e, ao fundo, a concentração urbana do bairro de Boa Viagem. A vegetação que lhe entorna é formada por fruteiras, principalmente coqueiros, espalhados na Cidade Alta.

Mirante do Alto da Sé

Localizado no Largo da Igreja da Sé. A paisagem mais representativa do mirante está ao Sul, onde se observa os telhado do antigo casario e as Igrejas da Cidade Alta. Em segundo plano, se o Porto, a cidade do Recife e a Praia de Ponta D'el Chifre e um trecho do Rio Capibaribe. Ao fundo da paisagem aparece a concentração urbana do bairro de Boa Viagem. Ao Leste a Sudeste está o Oceano Atlântico.

Mirante do Largo da Misericórdia

Localiza-se no Largo da Igreja da Misericórdia, avistando-se, ao sul, em primeiro plano, os Quatro Cantos de Olinda e seu casario. Em segundo plano, a Praia de Ponta D'el Chifre, trecho do Rio Beberibe, Complexo de Salgadinho, o Porto e a cidade do Recife. Ao leste, o Oceano Atlântico e parte da Cidade Alta.

Praia de Casa Caiada

Praia urbana, com proteção de pedra para conter o avanço do mar. Na maré baixa, as ondas praticamente desaparecem.

Praia Del Chifre

Uma praia quase no centro da cidade.Tem esse nome por que fica ao lado de um quartel marinha e das residencias militares. Contam que quando os maridos, marinheiros e oficiais viajavam, as esposas os traiam. Acesso perigoso, pois passa pela favela do Maruim.

Praia do Bairro Novo

Com 2,7 km de extensão, a bela e agitada Praia do Bairro Novo é a mais visitada pelos turistas e com a melhor estrutura. Olinda possui apenas 11 km de litoral, distribuídos em 7 praias, algumas das quais inacessíveis para banho de mar em virtude da topografia das áreas, mas extremamente convidativas ao lazer contemplativo.

Praia do Carmo

Praia urbana, praticamente sem ondas, em decorrência do quebra-mar artificial. Ponto de chegada de barcos pesqueiros.

Praia dos Milagres

Praia urbana bem movimentada e com ondas fortes, ótima para a prática do surf.

Mais cidades de PE