Araruama - RJ

Araruama é reconhecida mundialmente por abrigar em seu território a Lagoa de Araruama, garantindo o lazer e descanso em suas praias. Na verdade, as potencialidades turísticas de Araruama vão muito além das águas de sua lagoa. Pode-se dizer que é a cidade da Região Norte-Fluminense que reúne a maior variedade de atrativos turísticos naturais.


Secretaria do Turismo:
(22) 2665-2121
Site:
http://www.araruama.rj.gov.br

Pontos Turísticos

Casa da Cultura

Localizada na Praça São Sebastião, foi construída para abrigar a Câmara Municipal, Júri e Cadeia, onde também eram tomadas as decisões administrativas. Atualmente é utilizada permanentemente para exposições, para lançamentos de livros, palestras de interesse comunitário, workshops, capacitações, cursos e variados eventos culturais.

Complexo Cultural Antônio Raposo

Situado na Praça Antônio Raposo, é formado pelo Teatro Municipal, Biblioteca Municipal e o Centro Cultural. É o principal ponto de convivência da cidade, nele está o Espaço do Artesão e acontecem eventos culturais e comunitários.

Fazendas Históricas

Na época do Império, Araruama possuía importantes fazendas de plantação de café e cana para o fabrico do açúcar e aguardente, mas a partir de 1888, com a abolição da escravatura foram entrando em declínio.

Lagoa de Araruama

Lagoa de Araruama é a maior fonte de recursos naturais para a economia do Município. É considerada o maior atrativo natural da região e é a segunda melhor raia do mundo para a prática de esportes náuticos-192km de perímetro e 220km de área.

Mirante da Paz

Localiza-se sobre o morro de Itatiquara. É um passeio que merece ser feito pela linda vista que oferece: toda Lagoa de Araruama e as cidades de Saquarema e Cabo Frio podem ser contempladas de seu cume.

Museu Arqueológico

Fazendo parte do circuito rural, o Museu Arqueológico é uma grande referência para Araruama. Localizado no Km 27 da Via Lagos, é o primeiro museu acessível 24 horas por dia. No local, é possível aprender um pouco mais sobre a cultura Tupinambá, através de pinturas e peças arqueológicas.

Praça da Bíblia

Situada no centro de Araruama, foi restaurada recentemente, recebendo um Café e uma livraria, um lago com peixes e cascata, além de um Monumento Ecumênico representando o respeito da população araruamense às diversas religiões que integram a sociedade.

Praia das Bananeiras

Distante 7km do centro da cidade, em direção a Cabo Frio, é uma pequena faixa de areia com aproximadamente 1km de extensão. Suas águas são mornas e transparentes, destacando-se em sua orla a vegetação circundante formada por casuarinas. Há um atracadouro para pequenos barcos.

Praia das Espumas

Distante 8km do centro de Araruama, esta pequena enseada possui algumas pedras em sua orla e onde o vaivém das marés produz alvas espumas devido ao alto teor de salinidade da lagoa de Araruama. É ideal para velejar e pilotar jet ski.

Praia de Iguabinha

Iguabinha situa-se às margens da Lagoa de Araruama, da estrada pode-se apreciar todo o seu encanto.

Praia de Massambaba

Localizada na Restinga de Massambaba, faixa arenosa que separa a lagoa de Araruama do Oceano Atlântico, esta praia oceânica é excelente para a pesca de linha e para a prática do surfe. Local de presença constante de jovens descontraídos e surfistas.

Praia do Areal

Localizada a 2km do centro da Cidade, é propícia aos banhos infantis face a sua pouca profundidade. Excelente também para a prática de esportes náuticos como vela e caiaque.

Praia do Barbudo

É um prolongamento da Praia do Coqueiral, com aproximadamente 250mts com vasta área gramada e grande concentração de banhistas.

Praia do Centro

Própria para o banho é uma das praias mais freqüentadas da região. Conhecida como Praia do Centro por sua localidade, oferece a opção de passeios de escuna e também banana-ski, além de no verão, pedalinhos, caiaques, acquascooters e jet-skis. Possui paisagem natural, águas límpidas, mornas e calmas.

Praia do Coqueiral

Praia de águas mornas e transparentes. Em sua orla encontram-se inúmeros coqueiros e amendoeiras. Dista 3,5km do centro da cidade, em direção a Cabo Frio. À direita é conhecida como Fazenda da Praia.

Praia do Gavião

Com extensão aproximada de 1,5km, é dotada de inúmeros ancoradouros. Possui águas mornas e transparentes, propícias ao banho e à prática de esportes náuticos.

Praia do Hospício

Fica em frente a uma vila de pescadores. Praia sossegada com extensão aproximada de 1,5 km, sendo o seu extremo direito conhecido como Pontinha do Outeiro (ou Oiteiro como dizem no local), onde aportam barcos de pesca artesanal.

Praia do Lake View

Praia de águas transparentes, tornando-se turvas de acordo com a intensidade dos ventos. A cor varia do azul ao verde claro, pela atuação da luminosidade. Apresenta alto grau de salinidade e dista 8km do Centro de Araruama.

Praia dos Amores

Praia apropriada para o banho e a prática de esportes aquáticos.Localizada atrás do Clube Náutico da cidade.

Praia Seca

Em contraste com as praias de lagoa, suas águas limpíssimas são geladas e, na maior parte do tempo, com ondas. A prática do surf e da pesca de linha e de rede são muito praticadas. Passeios de bugre e jipe pela restinga ou pela praia são praticados pelos aventureiros que enfrentam os obstáculos admirando a belíssima paisagem a beira mar até Arraial do Cabo.

Mais cidades de RJ