Barra Mansa - RJ

Localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, na região fluminense do Médio Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, o município de Barra Mansa é um importante eixo fluvial que faz a ligação entre as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. É cortado pelas rodovias e ferrovias e abriga diversas indústrias de grande e médio porte.


Secretaria do Turismo:
(24) 3325-3300
Site:
http://www.barramansa.rj.gov.br

Pontos Turísticos

Antiga Casa do Barão do Amparo

A casa foi um reduto de Barões do áureo tempo do café. Sua fachada principal se compõe de uma porta central em folha dupla de madeira e verga em arco pleno. Cimalha com adornos, beiral e platibanda ladeando o frontão triangular, no eixo central, com desenhos no centro. as paredes da casa são grossas e embutem as janelas e portas, em seu interior, quando abertas.

Floresta da Cicuta

Uma área ecológica destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. A floresta encontra-se na Fazenda Santa Cecília, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional e ocupa uma área de aproximadamente 132 hectares.

Igreja do Divino Espírito Santo

Sua construção foi iniciada em 1833 e concluída 54 anos mais tarde. No local havia uma capela e, desde essa data, vem recebendo reparos e reformas que, possivelmente, podem ter alterado as linhas arquitetônicas da fachada. O interior conserva o traçado original.

Igreja Matriz de São Sebastião

A Igreja está localizada no centro comercial de Barra Mansa, ocupando mais da metade da Praça Ponce de Leon. Foi construída na fase áurea da região, logo depois da instalação do município em 1865, quando este experimentou grande progresso devido à cultura de café.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Construída por iniciativa do Visconde do Rio Bonito, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, sua fachada elegante e sem excessos de adornos é um bom exemplo da arquitetura neoclássica religiosa. O prédio mantém-se em bom estado de conservação e não sofreu nenhuma alteração interna ou externa.

Mata do Pavão

Situada no distrito de Rialto, é uma das áreas remanescentes mais representativas da Mata Atlântica e encontra-se em excelente estado de conservação. Segundo moradores locais, ainda podem ser encontrados representantes da fauna ameaçados de extinção, como a onça parda, porco do mato, várias espécies de aves, além da exuberante flora nativa.

Prédio da Antiga Estação Ferroviária

A fachada principal do prédio se compõe, no eixo central, de uma porta em folha dupla de madeira, verga em arco pleno e sobreverga. À sua direita, outra porta e uma janela com as mesmas características. No 2º pavimento, no alinhamento dos vãos do térreo, cinco janelas com verga reta e sobrevergas. Cimalha e platibanda coroam a construção. Recentemente foi tombado pelo INEPAC para ser restaurado e dar lugar a um museu.

Rio Paraíba do Sul

O Rio Paraíba do Sul corta o município de Barra Mansa na direção de leste para oeste, fazendo limite entre os distritos de Quatis e Floriano, passando a seguir pelo distrito sede. Responsável pelo abastecimento da cidade, o rio Paraíba do Sul, pode ser avistado da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis. Suas águas são de coloração escura, turvas e frias. Não possui praias ou cachoeiras, sendo navegável apenas para barcos de pequeno porte.

Mais cidades de RJ