Rio de Janeiro - RJ

É um dos maiores centros econômicos e culturais da América do Sul, conhecida por suas belezas e seus recursos naturais. Com infra-estrutura desenvolvida, é um importante centro de comércio e serviços, além de contar com uma indústria moderna e diversificada. A cidade do Rio, possui aproximadamente 160 bairros e recebe anualmente mais de 1,4 milhão de turistas estrangeiros e cerca de 3,0 milhões de visitantes por ano no turismo interno.


Secretaria do Turismo:
(21) 2542-8080
Site:
http://www.rio.rj.gov.br

Pontos Turísticos

Aterro do Flamengo

O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade.

Copacabana

É muito difícil para quem visita o Rio resistir ao apelo de seus 80 km de praias. E Copacabana, com a belíssima calçada da Av. Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas que mostram um lindo mosaico no formato de ondas. A praia possui quiosques, ciclovia, bicicletários, postos de salvamento com chuveiros e sanitários, hotéis, bares e restaurantes.

Cristo Redentor

Localizada no topo de uma montanha, a 710 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor, é, com certeza, um dos monumentos mais admirados e visitados da cidade.

Enseada de Botafogo

Exatamente do centro do calçadão da Praia de Botafogo, em frente à enseada que leva o mesmo nome, que o carioca e aqueles que visitam o Rio têm uma das mais belas vistas da cidade.

Floresta da Tijuca

A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.

Ilha de Paquetá

Ilha tropical que atrai turistas nacionais e estrangeiros, é um lugar privilegiado para namorar, passear e se divertir. Essas são algumas da vantagens que fazem de Paquetá uma região especial, a começar pela própria viagem à ilha: barcas, catamarãs e aerobarcos transportam os visitantes pela Baía de Guanabara numa rota agradável e embalada pela brisa marinha.

Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal foi primeiramente denominada Ilha dos Ratos. O nome se referia ao grande número de ratos que teriam vindo fugidos das cobras da Ilha das Cobras. Havia, numa outra versão, umas pedras cinzentas espalhadas pela ilha que se assemelhavam a ratos, à distância.

Ipanema

Ipanema é, sem dúvida, um ponto de encontro famoso do Rio de Janeiro. Sofisticado e com uma intensa vida noturna, o bairro é um feliz encontro de praia, bares e lojas comerciais. Atração permanente durante o dia, a praia também recebe um grande número de freqüentadores durante a noite. São pessoas que caminham, praticam esportes, confraternizam-se nos quiosques tomando água de côco, pedalam pela ciclovia, enfim, aproveitam a iluminação especial do lugar para espairecer e relaxar.

Jardim Botânico

Cada um dos 141 hectares do Jardim Botânico do Rio abriga alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial. As Palmeiras Imperiais, principais atrações do Jardim, foram semeadas pelo Príncipe-Regente D. João VI, em 1809.

Jardim Zoológico

Com uma área de 138 mil metros quadrados, onde estão mais de dois mil animais distribuídos entre répteis, mamíferos e aves, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. No setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o Urubu Rei, a Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre.

Jockey Club

Marco histórico da cidade, o Jockey Club, construído ao estilo Luis XV, sob o traço do arquiteto Francisco Couchet, é um resumo multifacetado de esporte, lazer, moda, eventos, gastronomia, recepções, shows e, é claro, as mais importantes provas do turfe nacional. Localizado entre outros dois pontos turísticos da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico, é visita obrigatória, que irá proporcionar momentos de muita emoção.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes.

Maracanã

O estádio impressiona pela imponência, estilo e beleza. Um verdadeiro monumento ao esporte, que pode ser visitado quase todos os dias e em diversos horários.

Marina da Glória

Ocupa uma área de 105.000m² e dispõe de cais flutuante e cais nobre e uma infra-estrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas, além de restaurantes e estacionamento privativo.

Museu Casa do Pontal

Maior Museu de Arte Popular do Brasil. Localizado em um tranqüilo sítio no Recreio dos Bandeirantes, entre a Prainha e a Serra do Mar. São mais de 5.000 peças dos mais variados estilos, formas, materiais e tamanhos.

Museu da Chácara do Céu

No Museu da Chácara do Céu, a arte, a história e a natureza convivem na mais perfeita harmonia e em todo o seu esplendor. Antiga residência do colecionador e industrial Raymundo Ottoni de Castro Maya, em Santa Teresa, o local reúne pinturas, cerâmicas, mobiliário, objetos e um grande acervo de livros.

Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo junto a Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade.

Museu de Astronomia e Ciências Afins

É um espaço de múltiplas atividades: instituição pública federal criada em 1985, no Rio de Janeiro, trabalha com a história científica e tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que promove e estuda a divulgação e a educação em ciências.

Museu do Primeiro Reinado

Museu do Primeiro Reinado situa-se no bairro de São Cristovão, instalado no palacete que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu de 1826 a 1829. Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan, em 1938, o Solar da Marquesa de Santos constitui o principal acervo do museu, guardando, em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial.

Museu Histórico Nacional

Num belo conjunto arquitetônico, foi criado em 1922, no Governo de Epitácio Pessoa, esse museu que possui um acervo de valor inestimável. O Museu Histórico Nacional ocupa uma área de 18.000m² e está instalado em três prédios distintos, de diferentes épocas: a Casa do Trem, de 1762, o Arsenal Real, de 1822, e o Anexo para os quartéis, de 1835.

Museu Militar Conde de Linhares

Localizada no bairro de São Gonçalo, o museu possui em exposição permanente, a instituição que exibe peças que narram a história militar do Brasil desde o período colonial até aos dias de hoje. Destacam-se, além da armaria e da artilharia, uniformes, veículos de campanha e blindados.

Museu Militar Conde de Linhares

Localizada no bairro de São Gonçalo, o museu possui em exposição permanente, a instituição que exibe peças que narram a história militar do Brasil desde o período colonial até aos dias de hoje. Destacam-se, além da armaria e da artilharia, uniformes, veículos de campanha e blindados.

Parque do Penhasco Dois Irmãos

Ocupando uma área de 140m², oferece trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground. Um dos mais bonitos cartões-postais do Rio de Janeiro, os morros dos Dois Irmãos, na Zona Sul, não devem ser admirados apenas de longe.

Pão de Açúcar

Conhecido cartão-postal da cidade, ele é alcançado via teleférico, primeiro até o Morro da Urca, onde os visitantes embarcam em um segundo bondinho, que os levará até o destino final.

Ponte Rio Niterói

Entregue ao tráfego de veículos em 5 de março de 1974, seu verdadeiro nome é Ponte Presidente Costa e Silva e é a maior ponte do mundo em volume de obra construída. Ela tem 13,9km de extensão e 20m de largura. O total de área construída é de 210.600m², quatro vezes maior do que a área do viaduto de Chillon, na Suíça, a maior estrutura no gênero até então.

Praia da Barra da Tijuca

A extensão, em torno de 18km, é o que mais impressiona nesta que é a maior praia do Rio. De águas esverdeadas e límpidas e com uma formação de ondas bastante peculiar, a Praia da Barra da Tijuca é uma das mais procuradas pelos praticantes de surfe, windsurfe, bodyboarding e pesca de beira. Com muitos bares, quiosques e restaurantes, a Barra tem atraído um número cada vez maior de visitantes.

Praia da Joatinga

A Praia da Joatinga apresenta areia branquinha, onde o mar permite tanto a prática do surf quanto o banho, existe estacionamento e segurança. Tem-se a sensação de estar em uma pequena cidade do interior, com estradas de terra e trilhas.

Praia do Diabo

A Praia do Diabo fica à esquerda da Pedra do Arpoador. É uma pequena praia, diante do mar aberto, rodeada de coqueiros. Há uma pequena praça, antes da descida para praia, com bancos onde se pode sentar e apreciar a paisagem desfrutando de uma água de côco bem gelada.

Praia do Pepê

A praia do Pepê está localizada no início da Praia da Barra da Tijuca. O nome da Praia veio do apelido de um jovem de múltiplas atividades, muito querido pelos cariocas, um campeão de Asa Delta que tinha um quiosque de sanduíches naturais na praia que leva o seu nome.

Praia do Pepino

Nos fins de semana, o céu de São Conrado se enche de cores, num espetáculo que começa na rampa da Pedra Bonita e aterrisa na areia da Praia do Pepino. São as asas-delta de esportistas movidos a adrenalina e curiosos que buscam um novo ângulo da Cidade Maravilhosa.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal chama atenção não só por sua concepção arquitetônica como também pela imponência de sua fachada e a beleza de seu interior. Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, de veios coloridos, os bronzes e os ônix, os espelhos, o mobiliário, aliados a pinturas e esculturas, fazem deste teatro, cuja capacidade é de 2.200 pessoas, um verdadeiro templo da cultura.

Trem do Corcovado

Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.

Mais cidades de RJ