Canela - RS

Cidade com um clima subtropical e uma distância de 122 Km de Porto Alegre, onde reina uma área de serra lindíssima, rodeada de pinheiros, matas e parques, enfim uma cidade com grande potencial turístico. Canela proporciona integração entre o homem e o meio ambiente, convidando você a visitar as suas belezas e desvendar sua geografia.


Secretaria do Turismo:
(54) 3282-1287
Site:
http://www.canela.rs.gov.br

Pontos Turísticos

Alpen Park

O Alpen Park é uma emocionante aventura nas montanhas de Canela, na Serra gaúcha. Em uma pista de aproximadamente 1km, desfrute de uma descida entre morros, mata nativa, riacho, ponte e uma fantástica vista de um vale, a bordo de um trenó para uma ou duas pessoas. Curvas fechadas e uma velocidade de até 40 km/h fazem desta aventura pura emoção.

Casa de Cultura

Antiga Estação de Trem de Canela concluída em 1924. A Locomotiva tipo "Double Ender", da Bélgica, com bitola 1000, que se encontra neste local foi fabricada entre 1908 e 1910 e entrou em circulação na Rede Ferroviária em 1922. Hoje abriga a Casa do Artesão, a qual possui locais para exposição dos produtos artesanais produzidos em Canela.

Casa de Pedra

A Casa de Pedra de Canela foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela. Na época foi construída com revestimento interno de madeira e externo de pedras basálticas, possuindo uma área de 700 m². Inicialmente a Casa de Pedra foi abrigo da Associação Rural de Canela, a qual perdurou por muitos anos neste local.

Castelinho

A 5 km do Centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, conhecida também como Castelinho. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes mas apenas encaixes e longos parafusos.

Catedral de Pedra

A Igreja possui uma torre, de 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e aqui instalados em 1972. Situada na praça da Matriz, no centro da cidade de Canela, Rio Grande do Sul, é mais conhecida como "Catedral de Pedra" pelo seu estilo gótico inglês.

Floresta Nacional do Ibama

A área da Floresta Nacional do Ibama é de 517 hectares, a cobertura florestal natural é de 129 hec., pertencente ao tipo de mata de Araucária, floresta umbrófila mista, e 280 hectares são cobertos com reflorestamento de Pinus, Araucárias e Eucaliptos e o restante da área, 97 hectares são compostos por estradas, aceiros, banhados, afloramentos rochosos, represa, lagos, clareiras e ainda, 11 hectares são ocupados pela infra-estrutura da Sede.

Monumento à Integração Cone Sul

Criado pelo escultor Carlos Tenius, marca a reunião dos cinco presidentes que integram os países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), com vistas à conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Canela, fevereiro de 1992.

Monumento à Integração Regional das Hortências

São duas figuras humanas estilizadas em concreto de mãos dadas, significando a união de ambos os municípios. Seguram uma hortênsia (flor símbolo da região) a qual deu início ao Turismo das cidades.

Morro Pelado

É uma das mais belas vistas da região. Do mirante para o Vale do Quilombo se avista a antiga colônia do São João. Possui um ângulo de visão de quase 270º e 150 km de horizonte, visualizando pequenas colônias e a usina do Canastra. Altitude próxima dos 900 m, com um desnível de aproximadamente 700 m até o vale do rio Paranhana. No horizonte avista-se a região dos Aparados da Serra.

Mundo a Vapor

O impacto dramático causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura, é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor, localizado na rodovia Canela-Gramado.

Museu do Automóvel Anos Dourados

O museu do automóvel Anos Dourados conta com uma média de 36 veículos antigos dos anos 20 aos anos 70, com contexto bibliográfico de época, incluindo a industria brasileira. Você encontra também uma coleção de plastimodelismo automotivo, documentação automobilística e um espaço cultural temático. O museu possui também uma cafeteria.

Parque da Ferradura

O Parque da Ferradura está a 6 km do Parque do Caracol. Leva este nome em virtude da curvatura que o rio Caí faz neste local. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, 3 mirantes com vista panorâmica, bem como uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários. Você pode escalar as paredes do Canyon com 420 metros de profundidade ou visitar a cascata do Arroio Caçador pelas trilhas do parque.

Parque das Corredeiras

Junto ao Rio Paranhana, a grande atração deste Parque é o Rafting, descidas em botes infláveis pelas corredeiras do rio. Este parque possui churrasqueiras e sanitários. Está localizado a 13 km do centro da cidade e o acesso é pelas estradas das antigas colônias do município de Canela.

Parque das Sequóias

O Parque das Sequóias é um Museu Aberto de Coníferas, que são árvores com frutos com formato de cone. O parque se originou pela preocupação da extração dos pinheiros da região sem controle, pois possuem um crescimento lento. No parque foram plantadas em torno de 90 espécies de coníferas, a mais de 50 anos atrás.

Parque do Caracol

A Cascata do Caracol, formada pelo arroio de mesmo nome, despenca em queda livre de 131 metros, por rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza.

Parque do Pinheiro Grosso

No coração da mata nativa você é apresentado a uma grande árvore de aproximadamente 700 anos, um dos mais antigos pinheiros do Brasil. A araucária augustifolia (Pinheiro Brasileiro) ponto de referência da vegetação serrana com aproximadamente 48 m de altura e 2,75 m de diâmetro deu origem ao nome do parque. O acesso ao Pinheiro se dá através de uma passarela ecológica de madeira, que visa a interação do visitante com o meio ambiente.

Parque Fazenda da Serra

O Parque Fazenda da Serra é o cenário ideal para o entretenimento e lazer na Região das Hortênsias. São quatro 4.000.000 m² de área verde natural, com lagos, barragens, trilhas, mata nativa e pastagens. Em meio a jardins cuidadosamente conservados, você viverá o que a Serra Gaúcha tem de melhor, com suas paisagens, sua flora e sua fauna características.

Parque Floresta Encantada

Você irá passear de teleférico, num percurso com mais de 800m que mostra uma exclusiva vista panorâmica frontal do Caracol e desce até bem próximo das águas deslumbrantes da cascata. O parque possui também trilhas para caminhadas. Ainda poderá admirar animais domésticos tais como: pôneis, mini-vacas, espécies de pombas e demais aves.

Parque Laje de Pedra

No Parque Laje de Pedra, passeia-se por ruas arborizadas e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante, observa-se um horizonte de montanhas e vales. Este parque é dentro de um condomínio nobre da cidade, com o mirante ao lado do Hotel Laje de Pedra.

Mais cidades de RS