Pelotas - RS

O município de Pelotas está situado às margens do Canal São Gonçalo, que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil. As bacias contribuintes de ambas recebem 70% do volume de águas fluviais do Rio Grande do Sul. Esta localização tem importantes reflexos sobre aspectos físicos e econômicos do município. Pelotas possui a praia do Laranjal com seus vários balneários: Balneário Santo Antônio, dos Prazeres, Valverde, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3.


Secretaria do Turismo:
(53) 3284-4407
Site:
http://www.pelotas.rs.gov.br

Pontos Turísticos

Cadetral do Redentor

Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, é conhecida como a Igreja Cabeluda, por sua característica de ser coberta por uma hera que muda de cor, conforme as estações do ano. Na primavera fica de um tom verde claro muito bonito; no verão perde as folhas e aparecem somente as raízes em tom cinza; em maio muda para o rosa-avermelhado, partindo para o grená e, a seguir, o marrom construída em estilo gótico-celtico, abriu suas portas ao público em 1892.

Castelo Simoes Lopes

Para construir o prédio, o Dr. Augusto Simões Lopes contratou o arquiteto alemão Fernando Rullman. Este projetou uma "villa", a qual lembrava um "chalé suíço". No entanto, ao longo da construção, foi sendo transformado em um "castelo", com torres e ameias, tendo o proprietário desenhado, pessoalmente, algumas das modificações.

Catedral São Francisco de Paula

A Catedral abriga, desde os primeiros tempos, a imagem de São Francisco de Paula, de origem artística desconhecida, tendo sido trazida da Colônia do Sacramento. Em 1826, após ter sido destruída por um raio, foram iniciadas as obras de um "novo templo", pelo lado de fora do primitivo.

Monumento Republicano

É o único monumento público erguido no Brasil, durante a Monarquia, ao Ideal Republicano. Já em 1880, nove anos antes da Proclamação da República, os idealistas locais publicavam manifesto, distribuído entre o povo e, em 1885, por iniciativa de Álvaro Chaves, o Partido Republicano inaugurava no Areal uma coluna de 8mts de altura, homenagem a Domingos José de Almeida.

Museu da Baronesa

Localizado na Av. Domingos José de Almeida, 1490, fica aberto das 13h às 18h, de terça-feira à sexta-feira e das 14h às 18h, aos sábados, domingos e feriados.

Museu do Charque

O Museu do Charque e abre suas portas para visitação turística guiada. Localizado na Estrada da Costa, 200 e funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h, diariamente.

Museu Histórico Helena Assumpção

Localizado na antiga sede do Balneário Valverde, cuja construção é de 1943 antiga casa de Helena Assumpção. O acervo do Museu Histórico Helena Assumpção está dividido nos seguintes setores: objetos, móveis e utensílios, vestuários, documentação histórica e fotografias.

Parque Dom Antônio Zattera

Neste local destaca-se o Altar da Pátria, marco de granito contendo placas em bronze, exaltando os que lutaram pela Pátria, e o Marco em Homenagem à Marinha do Brasil, em bronze, tendo na parte superior a roda de leme e o busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marques de Tamandaré.

Parque Nova Cascata

O Parque Nova Cascata é uma área arborizada de 9 hectares, que oferece espaço para lazer e gastronomia.

Porto

O cais tem 440mts com 2 elegantes armazéns, 3 guindastes. É fechado em toda extensão com grades de ferro. O porto, bastante largo e profundo, era visitado, constantemente, por navios de longo curso, mantinha-se intercâmbio comercial com outros do país e estrangeiro.

Praça Pirantino de Almeida

O ponto turístico desta praça é a Caixa d'água de ferro. Essa caixa pertence ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), autarquia municipal. Foi montada em 1875. Ainda serve ao abastecimento diário da cidade. Sua forma é um cilindro com 12mts de altura e 55mts de diâmetro.

Praia do Laranjal

Pelotas possui a praia do Laranjal com seus vários balneários: Balneário Santo Antônio, dos Prazeres, Valverde, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3.

Teatro Guarany

A grande volumetria do prédio tem na sua fachada figuras e alegorias com motivos indígenas na platibanda vazada e acesso marcado por avanço volumétrico formando um terraço e marquise com linhas sinuosas do estilo Art-Nouveau em ferro e vidro. Apresenta dois terraços laterais com colunas e pilastras dóricas que abrem portas para o "foyer", para recreio dos ocupantes dos camarotes.

Mais cidades de RS