Torres - RS

Cidade situada no litoral norte gaúcho à 198 Km de Porto Alegre, com arquiteturas de casarios coloniais antigos onde retratam a história da cidade. Torres abriga lindas praias com paisagens exuberantes que valem a pena ser preservadas e apreciadas, além das inúmeras atividades onde a natureza integra com o ser humano.


Secretaria do Turismo:
(51) 3664-1219
Site:
http://www.torres.rs.gov.br

Pontos Turísticos

Casa de Cultura

A Casa de Cultura criada pela lei municipal n.º 2350/88 dedica-se a preservação da memória regional e o desenvolvimento de programas culturais oferecendo mecanismo de estímulo e de apoio aos nossos valores através de cursos, exposições, feiras, eventos culturais, etc.

Igreja São Domingos

Inaugurada em 24 de outubro de 1824, a sua construção é no estilo colonial barroco simples e possui uma única torre construída em 1898 pelo Padre Lamônaco. Existem no seu interior imagens doadas por Dom Pedro I, de grande valor histórico. Foi tombada pelo projeto Pró-Memória, sendo proibido qualquer dano ao prédio e às suas peças.

Ilha dos Lobos

É a única ilha marítima do Rio Grande do Sul. Tem esse nome porque é a única ilha do Brasil onde, nos meses de julho a novembro, os lobos marinhos (procurando águas mais quentes) chegam para o acasalamento.

Lagoa do Violão

Está localizada no centro da cidade e tem esse nome por seu formato original assemelha-se a um violão. O local é aproveitado para a realização de esportes aquáticos.

Morro do Farol

Chamada primeiramente de Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, o Morro do Farol, denominado assim devido a construção do primeiro farol em 1912. O objetivo deste farol é sinalizar a existência de terras aos navegantes.

Morro do Meio

A mais importante das torres por seu tamanho é a do meio, também conhecida por Morro das Furnas. Fica a 600mts do Farol separadas pela Praia da Cal. É um tabuleiro alongado, com 135.000m² de superfície superior. Toda a encosta oriental compõe-se de falésias perpendiculares, batidas no sopé pelas ondas do mar: aí estão as furnas, tão famosas e admiradas.

Parque da Guarita

Possui um lindo anfiteatro natural cercado por um lago artificial, palco de várias apresentações culturais. No Parque está localizada a Praia da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita que dá o nome a este complexo paisagístico.

Pedras da Itapeva

Rochedo localizado na Praia da Itapeva, ótimo local para a pesca esportiva.

Ponte Pênsil

Construída em 1985, substitui uma antiga ponte de madeira. Esta de concreto e cabos de aço, permite o acesso a localidade de Passo de Torres (SC).

Praia da Cal

Tem 800mts de extensão, sendo um dos mais belos e preferidos locais para a prática do surf. Possui este nome porque até 1940 existia vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.

Praia da Itapeva

A Praia da Itapeva possui 6.000mts de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa "pedra chata". E junto ao Morro e Camping estão localizadas as Dunas da Itapeva. Ótimo local para a prática de Sand Board.

Praia dos Molhes

A Praia dos Molhes é área de surf, por apresentar boas ondas para a prática do esporte. Os Molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros.

Praia Grande

Com 2.000mts de extensão, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos do verão como: futebol, vôlei, surf e outros. Na Praia Grande também são organizados inúmeros shows ao ar livre. Em Praia Grande se concentra a maioria dos turistas.

Prainha

Conhecida também como Praia do Meio, tem 600mts de extensão. É a praia mais tranqüila de Torres, e por possuir solo rochoso, é muito procurada para curtir suas belezas naturais. Se tornou também, grande ponto de encontro dos jovens nas tardes de domingo.

Rio Mampituba

Rio que faz divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O nome Mampituba é de origem tupi e significa rio de muitas curvas.

Santinha

Local de límpida vertente de água cristalina, que sai da rocha do Morro do Farol. Neste local foi colocada a imagem de uma santa. Está localizada entre a Prainha e a Praia da Cal.

Mais cidades de RS