Caraíva - BA

Caraíva, pacata vila de pescadores a 70 km de Porto Seguro tem a impressão que o tempo parou para deixar reinar soberana a natureza. O distrito de Caraíva é uma vila de casas localizada em uma península formada pelo Rio Caraíva. O distrito está dentro do Parque Nacional do Monte Pascoal, é área de preservação ecológica e está tombado pelo Patrimônio Histórico. Caraíva oferece passeios de barco pelo Rio Caraíva, de lancha para mergulho em alto mar e cavalgadas pela aldeia dos índios pataxós.


Secretaria do Turismo:
(73) 3288-3708
Site:
http://www.portoseguro.ba.gov.br

Pontos Turísticos

Praia de Barra Velha

Praia que recebe as águas do Rio da Barra na divisa entre outros dois paraísos da Costa do Descobrimento; Prado e Porto Seguro. Com cerca de 6km de extensão, a praia, durante a maré baixa, apresenta piscinas naturais quentes e cristalinas, perfeitas para o mergulho livre.

Praia de Caraíva

Uma boa opção de passeio é caminhar pela praia em direção ao Sul, pegar um barco de pescador ou uma carroça e visitar a aldeia indígena de Barra Velha, aos pés do Monte Pascoal, marco histórico do Descobrimento do Brasil. Na aldeia é possível comprar artesanato e conhecer de perto a cultura dos índios pataxós.

Praia de Jucema

Situada na foz do Rio Caraíva, esta praia agrega as mesmas características de suas vizinhas, trazendo, em suas paisagens, falésias, Mata Atlântica e piscinas naturais. No povoado que abrange, existem opções de razoável conforto, tanto para hospedagem, quanto para refeições.

Praia de Outeiro

Esta bela praia de águas mansas apresenta vários riachos em sua extensão, ótimos para banhos refrescantes. Uma outra característica do local é o seu potencial para a pesca, estimulada pela ocorrência de bons peixes.

Praia do Curuípe

Praia selvagem, ideal para descansar a sombra das amendoeiras após fazer boas caminhadas. A outra grande pedida do local tem cheirinho de peixe frito e pode ser encontrada em um dos bares, na praia.

Praia do Satu ou Juacema

Seu nome se atribui a um morador antigo do local. No Satu, você pode aproveitar para se refrescar de duas formas bem gostosas: tomando água de coco na beira da praia ou banhando-se nas lagoas de água doce, situadas bem próximas à orla. No local, ainda há a produção de um óleo natural muito saudável, facilmente encontrado no povoado.

Praia Ponta do Corumbau

Uma vila de pescadores composta por um farol e cercada por coqueiros e manguezais. Beirando a costa num passeio de barco, o visitante poderá contemplar, durante quase 1 hora e meia, todos os encantos deste local. As águas cristalinas são perfeitas para o mergulho, realizado aqui em condições parecidas com as de Abrolhos.

Rio Caraíva

Margeado por uma exuberância de florestas e manguezais, o Rio Caraíva é pedida certa na rota de passeios ecológicos. Novas paisagens se abrem ao longo do percurso: Mata Atlântica intacta na margem esquerda e fazendas de gado à direita; um presente para os olhos do visitante.

Mais cidades de BA