Ilha de Algodoal - PA

Seu nome é Ilha de Maiandeua, mas todos a conhecem por Ilha de Algodoal, localizada dentro do município de Maracanã. A Ilha de Algodoal pode ser considerada um local paradisíaco, onde a curtição é bem diferente de outros lugares. É composta por águas salgadas, areias brancas e muito ar puro. A ilha é chamada de Algodoal em virtude da abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda, ainda presente na região, cujas sementes, com filetes brancos, são dispersas pela planta e, ao flutuarem ao vento, lembram o algodão.


Secretaria do Turismo:
- não informado -
Site:
http://- não informado -

Pontos Turísticos

Casa de Pedra

Trata-se das ruínas de uma pequena fortaleza construída pelos Jesuítas. Tempos depois, um grupo de cearenses tentou reconstruí-la com as mesmas pedras do local. A importância desse patrimônio histórico-cultural é muito grande para a vila de Fortalezinha.

Enseada do Costeiro

É a praia mais perigosa da ilha, por apresentar as maiores ondas e haver registro de presença de tubarões nela. Nem mesmo os surfistas se aventuram por estas bandas, mas, um passeio de barco por lá é bastante agradável.

Ilha do Marco

Suas praias são muito belas e apresentam grande variedade de animais.

Ilha dos Pássaros

Deserta, a Ilha é chamada dos Pássaros porque abriga ninhais de várias espécies. É comum avistarmos botos e cardumes de peixes.

Lago da Princesa

O Lago da Princesa é uma das principais atrações da ilha e tem como características a vegetação de cajueiros e ajurus, as dunas que a circundam, suas águas doce-escuras, cuja cor lembra coca-cola, e suas areias claras e finas.

Pedra Chorona

A Pedra Chorona faz parte do folclore da Ilha de Algodoal. Os nativos mais antigos acreditavam que a pedra realmente chorava por verem a água dela brotando. Pois ela continua chorando até hoje e você não deve deixar de ver de perto.

Praia da Beira

É a da chegada, onde os barcos que fazem a linha Marudá/Algodoal aportam. Não é recomendável para banho durante a maré baixa.

Praia da Caixa D`água

Localiza-se em frente à vila de Algodoal e nela há bares que servem refeições e bebidas. Normalmente, mesmo fora de temporada, encontramos estabelecimentos em funcionamento nesta área. A Praia da Caixa D?água não serve para banho enquanto a maré está baixa.

Praia da Marieta

A Praia da Marieta possui cerca de 26km de extensão, é bastante visitada por surfistas.

Praia da Princesa

A Praia da Princesa tem quase 14km de extensão e foi classificada pelas revistas Time e Playboy como uma das dez mais bonitas do Brasil.

Praia da Romana

A Praia da Romana oferece vistas privilegiadas, encontramos também, um igarapé de água salgada. Vale a pena conhecer esta que é uma das principais atrações da região do Salgado.

Praia de Fortalezinha

Areias brancas e finas, águas verdes, pequenas piscinas naturais formadas ao baixar da maré. Com 7km de extensão, o local é ótimo, também, para a pesca esportiva.

Mais cidades de PA