Iguape - SP

A cidade de Iguape está localizada no litoral sul paulista na Região do Vale do Ribeira em meio a uma natureza de singular beleza, abrigando um valioso acervo patrimônio histórico. A cidade ainda possui um amplo circuito de belos e pitorescos pontos de visitação, recheados de muita história que valem à pena ser visitados e valorizados. Iguape compreende o maior centro histórico preservado do Estado de São Paulo, com diversos imóveis em alto estilo colonial português, entre eles, casarões e Igrejas.


Secretaria do Turismo:
(13) 3841-2515
Site:
http://www.iguape.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Templo católico construído em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos XVIII e XIX. Em seu acervo encontram-se imagens de santos, entre elas, a de Nossa Senhora das Neves (Padroeira) e do Senhor Bom Jesus de Iguape, imagem encontrada na Praia do Una (Juréia), em 1647.

Cachoeira do Paraíso

Localizada em um bairro de Iguape na face sul da Serra dos Itatins em meio a uma área de mata atlântica e grandes quedas d?agua pertencente ao Núcleo Utinguçu, na Estação Ecológica da Jureia-Itatins.

Cachoeiras do Despraiado

O bairro Despraiado está inserido em área de preservação, a 56km do centro da cidade, via Rodovia Pref. Casimiro Teixeira (SP222), sentido São Paulo. O bairro concentra inúmeras cachoeiras, corredeiras e rios que podem ser visitados com acompanhamento de monitores credenciados.

Centro Integrado de Turismo Antídio Simões

Feira permanente de artesanato e trabalhos manuais, instalada no espaço que fora no passado o antigo Mercado Municipal, às margens do Mar Pequeno. Foi inaugurado em dezembro de 2002 e hoje funciona com a participação de artesãos iguapenses que, no local, confeccionam, expõem e vendem peças feitas nos mais diferentes materiais.

Costão da Juréia

Núcleo pertencente à Estação Ecológica de Juréia-Itatins, localizado entre a Vila do Prelado e o Costão no Maciço da Juréia, é a porta de entrada para a Trilha do Imperador. No local, ao final da Praia da Juréia, é possível observar ecossistemas costeiros como dunas, restingas e mata atlântica de planície, seguidos da mata de encosta, na Serra da Juréia.

Fonte do Senhor

A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer, com agradável vegetação e tranqüilidade.

Gruta do Senhor

A Gruta do Senhor, foi construída sobre a pedra na qual, diz a tradição, lavou-se a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape, no ano de 1647. Essa casa possuía dois canos e um tanque no lado de fora para lavagem de roupa, sendo feita de modo que a água corresse sempre para fora da gruta, na direção de onde corria o Rio Ribeira.

Igreja de São Benedito

Hoje, a irmandade de São Benedito, composta por abnegados devotos do santo, é considerada uma das mais ativas dentre as comunidades.

Mirante do Cristo

O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia, em área coberta por vegetação rasteira de gramíneas, a 80mts da base. Do lugar, pode-se avistar a parte urbana de Iguape, a Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e, ao longe a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. O mirante é um dos recantos mais visitados de Iguape.

Museu de Arte Sacra

É constituído por aproximadamente 150 peças dos séculos XVII, XVIII e XIX, dispostas em um recente e bem elaborado trabalho museográfico e museológico. São imagens de santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

Museu Histórico e Arqueológico

Localizado no centro histórico, está instalado no prédio onde existiu a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil, no século XVII. Conta com duas exposições. Na exposição histórica são encontrados painéis gráficos e fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os ciclos do ouro e arroz.

Outeiro do Bacharel

Possui uma trilha de aproximadamente 1km, a partir do centro de bairro que leva ao pico, onde se encontra o farol utilizado para sinalizar as embarcações que entram ao Mar Pequeno pela Barra. Do local avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida, o Maciço da Juréia e os ecossistemas associados, como restinga, manguezal e a mata atlântica.

Praia do Leste

Praia formada a partir do assoreamento do Rio Ribeira de Iguape. Fica entre a Barra do Ribeira e a Barra de Icapara, tornado-a bastante mutável. A presença de uma grande lagoa de torna-a singular. Possui ainda extensa vegetação de restinga em freqüente transformação.

Mais cidades de SP