Alcobaça - BA

Seus fundadores e primeiros colonizadores foram Antônio Gomes Pereira e Antônio Mendes. Chegaram de Caravelas e junto com a família estabeleceram-se à margem esquerda do rio Itanhém. O nome do município foi dado pelos seus primeiros habitantes como homenagem a sua terra natal: a cidade de Alcobaça de Portugal. Os nascidos em Alcobaça denominam-se "Alcobacenses".


Secretaria do Turismo:
(73) 3293-2010
Site:

Pontos Turísticos

Centro Histórico

A Matriz de São Bernardo, a Cacimba do Conselho, do século XIX, e os sobrados à rua Pedro Muniz e Senador Melgaço compõem o patrimônio histórico de Alcobaça que ainda preserva, na zona rural, casas de fazenda do século XIX e casas de farinha em pleno funcionamento.

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça

Praia Urbana, com faixa de areia larga e clara, que se estende por três quilômetros até o encontro do rio com o mar. Neste exato local, o rio forma uma enseada calma e protegida, procurada principalmente por banhistas que preferem águas bem tranqüilas. Ainda inexplorada comercialmente, não conta com infra-estrutura, oferecendo apenas uma barraca de praia.

Praia de Alcobaça

Praia urbana da localidade, não apresenta grandes opções de lazer. Sua paisagem inclui muitos barcos de pesca ancorados, um vasto coqueiral e uma faixa plana de areia acinzentada, situada ás margens de um mar bem tranqüilo.

Praia do Centro

Com um mar propício para banho em todos os períodos da maré, a Praia do Centro, uma das mais movimentadas de Alcobaça, possui uma larga faixa de areia, ideal para caminhadas. Na parte sul, distante cerca de 1 km, encontra-se a barra do Rio Itanhém que, ao lado da praia marítima, é outro bom local para a prática de esportes náuticos, como caiaque, jet-ski, windsurf e slalom. A infra-estrutura turística é boa, oferecendo camping, bares, além de diversas barracas.

Praia do Coqueiro

Com boa formação e ondas grandes, a praia é indicada para um bom surf. Durante boa parte do ano fica quase que deserta, sendo perfeita também para acampamentos e viagens a casal. No verão, com o aumento no fluxo de visitantes, a sua única barraca organiza animadas festas, tornando-se o point do local.

Praia do Farol

Fica localizada dentro da área urbana da cidade, contando com um grande número casas para veraneio e barracas de praia especializadas na culinária local. Com um mar bastante tranqüilo, a praia é indicada para vários esportes náuticos.

Praia Zeloris

A partir do município de Caravelas, com a ajuda de um barco ou veículo bem tracionado, chegasse a este belo local. A vegetação do mangue mistura-se às plantações de coco da região, dando um clima bem pitoresco a esta praia deserta e ótima para o banho.

Recife das Areias

O Recife das Areias assinala o início de um local conhecido como Parcel das Paredes. Uma área que mescla um banco de areia e uma grande variedade de corais, possibilitando não só belos mergulhos, mas também deliciosos passeios pela superfície. Com a maré baixa, a uma certa distância da praia, surgem piscinas de águas límpidas, quentes e rasas, palco ideal para o desfile de tartarugas marinhas e inúmeras espécies de peixes multicoloridos, todos visíveis sem a necessidade de equipamentos.

Recife das Lixas

O Recife das Lixas, por estar situado a aproximadamente 1 hora e 30 minutos de Alcobaça e não oferecer um local para fundear embarcações visitantes, geralmente não é um destino muito concorrido. No entanto, para os amantes de um bom mergulho há uma atração que faz valer a viagem, o Tubarão Lixa. O animal, que dá nome ao lugar, pode ser encontrado com facilidade em toda a extensão dos arrecifes, chamando a atenção por ser desdentado e inofensivo ao homem.

Recife das Timbebas

No Recife das Timbebas o principal atrativo fica por conta dos corais-fogo e dos cogumelos. O local apresenta também um dos mais exuberantes bancos de corais da região situado a poucos metros da costa. Por esconder a maioria de suas belezas submersas, o Recife das Timbebas, atrai sobretudo mergulhadores interessados nos corais-fogo, que lá atingem impressionantes 3mts de diâmetro.

Rio Itanhém

Margeado por uma fina areia em tons acinzentados, o Rio Itanhém se encontra com o mar na Praia da Barra de Alcobaça (ou do Itanhém), em um belo contraste com a larga faixa de areias claras. Palco para esportes náuticos tipo caiaque, jet-ski, windsurf e slalom, o rio reserva uma pequena enseada de águas calmas e rodeada de matas veladas, ideal para um banho tranqüilo e relaxante.

Mais cidades de BA