Maceió - AL

Maceió é a cidade litorânea que mais vem recebendo destaque no cenário turístico nacional, nos últimos anos. Praias, lagoas, coqueirais, manguezais... Pródigo em belezas naturais, o lugar oferece aos visitantes uma incrível variedade de opções de lazer, entretenimento e atrativos turísticos.


Secretaria do Turismo:
(82) 3336-4409
Site:
http://www.maceio.al.gov.br

Pontos Turísticos

Associação Comercial de Maceió

Restaurado recentemente, o prédio da Associação Comercial foi fundado em 1928. Suas características arquitetônicas são de um autêntico neo-clássico. Destaque para as belíssimas colunas greco-romanas.

Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres

Localizada na Praça D. Pedro II. Com planta do arquiteto francês Auguste Montigny (o mesmo que projetou a Candelária, no Rio de Janeiro), foi inaugurada em 1859 na presença de D. Pedro II e sua esposa, Tereza Cristina. O altar-mor é de cedro. A capela do Santíssimo Sacramento tem detalhes renascentistas. A igreja virou catedral metropolitana em 1900.

Igreja Bom Jesus dos Martírios

Em estilo eclético com predominância do Neo-Gótico, sua fachada é coberta por azulejos portugueses e suas torres sineiras são em forma de espiral.

Lagoa Azeda

Situada entre a Praia do Gunga e o município de Jequiá, a Lagoa Azeda tem 8km de vastas praias de areias douradas e centenas de falésias. O local é bastante procurado por mergulhadores, que visitam o navio Tapajé, naufragado na segunda guerra mundial.

Lagoa Manguaba

Outra característica marcante do litoral alagoano são as Lagoas, ao todo são 19, elas foram a inspiração maior para dar nome ao Estado. A Lagoa Manguaba, é considerada uma das maiores.

Lagoa Mundaú

A Lagoa Mundaú, surge como uma das mais poéticas paisagens de Maceió, com seus mais de 30km de extensão. Perfeita para passeios, a Lagoa é um convite incessante ao delírio visual, pois tem o pôr do sol mais belo que o imaginário humano pode vislumbrar, além de ter a vegetação mais rica e sutuosa.

Mirante Ambrósio Lira

Observa-se à esquerda o mar da Avenida da Paz e todo o resto da costa que vai até o Pontal da Barra. Defronte o centro da cidade, destacando-se a Praça dos Martírios e o Palácio do Governo e os fundos da Igreja do Bom Jesus dos Martírios. Ao fundo, o estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche; à direita, uma parte da Lagoa Mundaú.

Mirante da Chã de Bebedouro

Observa-se grande parte da Lagoa Mundaú. Na outra margem as cidades de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, bem como a parte sul da cidade de Maceió.

Mirante de Santa Terezinha

Avista-se parcialmente a Lagoa Mundaú, à direita. Ao centro, o Palácio dos Martírios, os fundos da Igreja do Bom Jesus dos Martírios e parte lateral da mesma. Ao fundo observa-se o estádio Rei Pelé e o Mercado da Produção.

Mirante do Cortiço

Avista-se, à esquerda, o mar da Avenida da Paz, a Igreja do Livramento e os fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao fundo, o estádio Rei Pelé e, à direita, avista-se, parcialmente, a Lagoa Mundaú.

Mirante Kátia Assunção

Avista-se quase todo o litoral da cidade, indo da praia de Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara até a Praia da Avenida, onde está localizado o Porto.

Mirante São Gonçalo

Avista-se ao centro todo o mar da Avenida e o Porto de Maceió, assim como o bairro histórico de Jaraguá e, à esquerda, o mar da Pajuçara e Ponta Verde. À direita, toda a extensão da costa que vai até o Pontal da Barra.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Em seu acervo encontra-se parte da memória maceioense, registrada em fotografias, fitas cassete e fitas de vídeo. Aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Museu de Arte Brasileira

Reúne um acervo formado principalmente por pinturas de artistas nacionais, em sua maioria alagoanos, algumas esculturas e peças que preservam a memória das antigas projeções cinematográficas. Destaca-se ainda a importância histórico-cultural do próprio prédio onde funciona o Museu, como parte do Conjunto Arquitetônico de Jaraguá, bairro tombado pelo Patrimônio Histórico de Alagoas.

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita

Acervo de imagens e quadros de arte sacra e profana dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, de artistas brasileiros e internacionais, entre as quais o "Nascimento de Vênus", de Guido Reni , "Ressurreição de Cristo", de Rafael Sanzio, uma "Madonna" atribuída ao ateliê de Leonardo da Vinci, além de pinturas creditadas a Tiziano e Caravaggio.

Museu do Esporte

O acervo é formado de fotografias do futebol alagoano, brasileiro e mundial, revistas, jornais, posters, discos, camisas, taças, medalhas e demais objetos que contam a história do futebol em Alagoas, no Brasil e no mundo.

Museu do Instituto Histórico e Geográfico

Possui riquíssimo acervo: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século, utensílios indígenas, armas que pertenceram ao capitão Virgolino, o Lampião, móveis em variados estilos, etc. No museu encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.

Museu Pierre Chalita

Acervo composto de imagens dos séculos XVII, XVII e XIX, em sua maioria nordestinas. Cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras.

Museu Theo Brandão

O acervo é composto de objetos de vários países, como Portugal, Espanha e México. Ainda fazem parte do acervo a cerâmica figurativa do Ceará e São Paulo, os bonecos de barro do Mestre Vitalino, ex-votos de Alagoas e moringas de Carrapicho-SE.

Praia Avenida da Paz

Localizada no Centro da cidade, possui um mar calmo e ondas suaves. Por ser próxima ao porto, pode-se ver a chegada e partida de navios.

Praia de Cruz das Almas

A praia é freqüentada por moradores do bairro e por condôminos de conjuntos habitacionais próximos. Conta com mar bravo na maior parte do ano e costuma receber surfistas, windsurfistas e body-boarders.

Praia de Ipioca

É onde nasceu Floriano Peixoto, segundo Presidente da República. Ipioca tem uma praia calma, ideal para banhos relaxantes, caminhadas, pesca de caranguejos, lagostas ou peixes. Desfrutada pelos amantes do camping selvagem.

Praia de Jatiúca

Bem próxima do centro, é continuação da Praia de Ponta Verde, na direção norte. É muito boa para pesca de arrastão, arremesso e linha de vara. Também conta com inúmeras barracas na orla, que apresentam música ao vivo no horário noturno.

Praia de Pajuçara

A maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma durante a maré baixa entre bancos de areia e arrecifes, a 2km da costa. Nos fins de semana, Pajuçara ganha bares flutuantes nas jangadas que servem bebidas e tira gosto.

Praia de Ponta Verde

Logo após a Praia de Pajuçara, Ponta Verde apresenta a maior concentração de bares e restaurantes do litoral alagoano. Com trechos de praia larga, própria para a prática de frescobol, futebol e vôlei de praia, o local ainda é ótimo para mergulho.

Praia Garça Torta

A praia é ideal para caminhadas, banho, pesca ou simples apreciação das várias espécies da flora e da fauna que habitam os recifes de corais.

Praia Guaxuma

Nessa praia o veraneio predomina e é possível refrescar o corpo e a mente nas águas cristalinas do mar. Nas barracas de praia são servidos os mais variados frutos do mar e petiscos.

Praia Jacarecica

Jacarecica, praia que mistura o selvagem e o civilizado, numa só paisagem. E em meio a coqueirais, sítios, manguezais e falésias, pode-se dedicar ao camping, à pesca e ao surf. Nas noites de lua cheia, é a praia perfeita para quem gosta de lual.

Praia Mirante da Sereia

A praia de Pratagy, popularmente chamada de ?Mirante da Sereia? é onde encontramos a imponente estátua da sereia, fincada entre os arrecifes. As águas são limpas e, durante a maré seca, pode-se ver uma verdadeira maravilha da natureza.

Praia Pontal da Barra

Localizada no final da restinga de Maceió, no extremo sul da cidade, no encontro das águas da lagoa Mundaú e do Atlântico. Praia selvagem, mar forte, correntezas e belíssimo pôr-do-sol.

Praia Riacho Doce

Foi inspirado nesse lugar, que o escritor José Lins do Rêgo escreveu o romance RIACHO DOCE, sucesso literário que originou uma minissérie na televisão. É uma praia que inspira paz e tranqüilidade.

Praia Sete Coqueiros

Praia situada na ponta norte da Enseada de Pajuçara, também é ponto de saída de jangadas que levam turistas até as piscinas naturais. Na calçada acontece diariamente a Feira do Artesão Alagoano.

Praia Sobral

Praia reta e urbana, com águas bravas, ondas fortes, e faixa de areia larga e batida. Muito procurada para o surfe, inclusive ocorrendo campeonatos locais e nacionais.

Teatro Deodoro

Principal teatro da cidade, inaugurado em 1910 com arquitetura em estilo neo-clássico. Localiza-se na Praça Deodoro, Centro.

Mais cidades de AL